terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Campanha com teor homofóbico


A notícia do dia revela informações sobre campanhas publicitárias com teor homofóbico.
Podemos citar um exemplo que não é esquecido, aqui no Brasil mesmo, a propaganda da cerveja Skol em que um grupo de rapazes está reunido em um bar e recebe um bilhete de uma mesa e todos ficam animados. Quando descobrem que a cantada partiu de um grupo de gays, eles saem correndo do bar.
Podemos citar outro exemplo mais recente, a Elma Chips veiculou em março de 2009, um comercial em que um grupo de amigos segue para um passeio em um carro. A música YMCA, considerada um hino gay, está tocando no rádio e um dos amigos começa a fazer a coreografia causando uma reação preconceituosa no grupo. Um pacote de Doritos e colado no rosto do rapaz que dança e surge a frase: "Quer dividir alguma coisa com os amigos, divida um Doritos"

E por fim, a poderosa Nike possui sua campanha considerada homofóbica em todo o mundo, a campanha do tênis Hyperdunk que acabou sendo suspensa por conta disso.
A campanha foi produzida pela agência Widen+Kennedy. O comercial mostra uma dupla de jogadores de basquete em posições bem próximas, entre elas, uma em que a cabeça de um jogador fica perto das partes íntimas do outro. Entre as cenas aparece o slogan: "Isto não é certo" e "Isto é fofo".
Com o lançamento da campanha, muitos internautas acessram o blog da agência responsável pela campanha para criticar os anúncios como preconceituosos, homofóbicos.